SSP treina servidores para lidar com estresse e ansiedade no trabalho

Evento reforça a preocupação da Secretaria de Segurança Pública em contribuir com o bem-estar dos seus servidores

54fe05dde803cc20cf83403d9325d68b_L

Talvez poucos saibam, mas o estresse e a ansiedade tão presentes no nosso dia a dia, de forma moderada, são fundamentais para nos ajudar na realização de nossas atividades. Ciente disso e com o intuito de garantir aos servidores um ambiente ocupacional mais seguro e saudável, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) promoveu, nesta quarta-feira (27), atividade sobre a temática.

A ação foi organizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho da SSP, sob o comando da psicóloga capitã Amanda Salomão, que atua no Centro de Assistência Social da Polícia Militar de Alagoas (Cas/PM/AL).

“O estresse e a ansiedade são essenciais em nossas vidas, pois nos preparam para lidar com situações novas e fazem com que nosso organismo se adapte aos desafios do dia a dia. Contudo, se a gente não lida com isso de maneira equilibrada, as reações podem ser patológicas”, explicou a palestrante.

Na oportunidade, a psicóloga ensinou exercícios de manejo de estresse e ansiedade que podem ser praticados diariamente, sem a ajuda de profissional, e alertou sobre a importância de realizar pausas no trabalho.

“A instituição tem seu papel na garantia de um ambiente profissional saudável, mas é preciso que cada um se trabalhe, individualmente. Por isso, nosso foco foi dado às questões pessoais, por ser aquilo que cada um pode fazer para conquistar o equilíbrio emocional, independente do que os espaços externos ofereçam, já que nem sempre temos controle sobre eles”, relatou.

Saúde e Segurança no Trabalho

De acordo com a assistente social Edênia Moreira, que atua na chefia de Promoção à Saúde do Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, o evento reforça a preocupação da Secretaria em contribuir com o bem-estar dos servidores.

“O Núcleo tem cerca de um ano e foi idealizado para prevenir o adoecimento e promover a saúde dos que integram a Segurança Pública. Recentemente, ofertamos vários serviços, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações de educadores físicos e nutricionistas. Tudo isso para lembrar aos nossos servidores que eles precisam, constantemente, adotar hábitos de promoção à saúde”, informou.

 O policial militar Judson Torres foi um dos participantes da atividade. Ele disse que os ensinamentos devem ajudá-lo a enfrentar os desafios diários. “Aprendi que, na profissão, a ansiedade e o estresse surgem, principalmente, quando dependemos do outro para a conclusão das nossas atividades. Entretanto, devemos realizar nossa parte, uma vez que não temos controle sobre o outro, e o máximo que podemos fazer é despertá-lo para que execute sua função, a fim de que a equipe atinja as metas”, compartilhou.

 Pensamento positivo

 A capitã Amanda Salomão, que atua há dez anos na PM, reforçou que é necessário encarar o dia a dia com otimismo e combater os pensamentos negativos que não encontram base em fatos reais.

“Nosso padrão de pensamento faz toda a diferença na hora de interpretar algo como fator estressor ou não. Mesmo diante do maior problema, é importante encará-lo com o intuito de resolvê-lo. Pessoas com filtro negativo tendem a aumentar os desafios, transformando-os em problemas maiores do que realmente são – o que faz com que tenham um nível de estresse e ansiedade ainda mais elevado”, concluiu.

Agência Alagoas

27/07/16