Simulado do Ronda do Bairro na orla nesta sexta dá início a cronograma de expansão

Está tudo pronto para colocar em operação o Programa Ronda no Bairro nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. Com o patrulhamento de proximidade aprovado pela população do Jacintinho, a coordenação do programa dá início ao cronograma de expansão.

Os uniformes do programa foram entregues nesta quarta-feira (28), no Palácio República dos Palmares, a todos os voluntários da reserva e da ativa da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), bem como os reservistas egressos do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), que irão atuar no segundo perímetro do Ronda.

“Nós já fizemos um simulado na orla, vamos fazer na parte alta da cidade e vamos espalhar o Ronda no Bairro pela capital, nas regiões comerciais mais adensadas, para que a gente promova uma elevação da sensação de segurança nessas regiões”, garantiu o governador Renan Filho.

Um segundo exercício operacional simulado será realizado na orla marítima, nesta sexta-feira (2), das 8h às 12h, nas áreas comerciais que serão ocupadas nesta nova etapa do programa. A equipe de Articulação e Mobilização Social irá acompanhar as atividades, conversará com a população para explicar a filosofia e a execução do Ronda realizará o diagnóstico sociocultural do perímetro e – com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e dos Anjos da Paz – irá mapear a população em situação de vulnerabilidade social do território.

“O Ronda é um programa amplo, que atua em duas frentes: a operacional e a social. Esse é seu grande diferencial, fazer com que agentes de segurança pública criem vínculos com a comunidade e as pessoas passem a se sentir seguras, ocupem com qualidade espaços de convivência mútua”, afirmou o coronel RR Maxwell Santos, coordenador-geral do programa.

 Antes de atuar no patrulhamento de proximidade, os voluntários precisam passar por uma capacitação de nivelamento, composta por aulas teóricas e práticas sobre policiamento ostensivo geral, com aulas práticas acerca de: motopatrulhamento, bike patrulhamento, busca pessoal e domiciliar, preenchimento de Boletim de Ocorrência (BO), manejo de rádio digital, abordagens a pessoas e veículos, manuseio do bastão perseguidor, utilização de armamento de baixa letalidade e técnicas de imobilização, condução e defesa pessoal.

Instruções acerca de policiamento comunitário e escolar, direitos humanos, abordagem à população em situação de vulnerabilidade social, identificação de espaços de convivência mútua degradados, comunicação social e captura de imagens também foram ministradas.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Desde o dia 4 de janeiro, atua na área comercial do Jacintinho, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins, com entradas no Mercado Público e na Praça do Mirante do bairro.

As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens feitas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Ascom – 28/02/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *