Servidor público melhora qualidade de vida com pedaladas

Clemilton Monteiro, da Seris, já percorreu mais de 200 km em um único dia; tudo começou como alternativa de transporte até virar uma paixão pelo ciclismo

Servidor público Clemilton Monteiro: exemplo de superação entre colegas de trabalho. Ascom Seris
Servidor público Clemilton Monteiro: exemplo de superação entre colegas de trabalho. Ascom Seris

Profissional competente, pai de família dedicado e, nas horas livres, um atleta disciplinado. São algumas das qualidades do servidor penitenciário Clemilton Monteiro. Ele teve a ideia de transformar o que parecia uma alternativa de transporte em um estilo de vida, que hoje rende grandes desafios, boas histórias para contar e bem-estar físico e mental.

Trabalhando como chefe de arquivo da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Clemilton tem como missão gerenciar a área de arquivo e organização das contas referente à manutenção daquele setor. O servidor é tido como um exemplo de superação entre seus colegas de trabalho, mostrando que nunca é tarde para se exercitar.

A transformação em atleta começou depois dos quarenta anos, quando resolveu utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho: cerca de quatro quilômetros. Foi neste momento que percebeu que a alternativa de transporte tinha virado uma paixão. “Hoje me sinto com mais energia e disposição, além de eliminar o estresse do dia a dia com a minha paixão pelas pedaladas”, conta.

A paixão pelo esporte fez com que o atleta se superasse cada dia mais, buscando sempre novos voos, ou melhor, novas pedaladas. Clemilton chegou até a participar de competições de alto nível, como o Desafio Internacional de Ciclismo. Mas, para ele, o principal desafio sempre foi superar os seus próprios limites.

Pedalar por longas distâncias faz parte da rotina do servidor da Seris. Em apenas um dia, chegou a percorrer mais de 200 km entre municípios alagoanos. Porém, para conseguir manter o condicionamento físico, se faz necessário bastante disciplina. Clemilton treina todos os dias. Além das pedaladas entre sua casa e o trabalho, ainda existem os treinos nos fins de semana, entre Maceió e a Barra de São Miguel.

O novo desafio do ciclista já tem data marcada: 9 de julho de 2016, quando irá percorrer o litoral alagoano. O trajeto começará no município de Piaçabuçu-AL até São José da Coroa Grande-PE. Para conseguir realizar a meta, Clemilton está buscando patrocínio.

O exemplo do servidor mostra que nunca é tarde para promover a saúde e o bem-estar por meio de uma atividade física. “Não há limites que não possam ser ultrapassados quando se tem foco e determinação na busca pelos seus objetivos”, finaliza.

Janaina Marques – Agência Alagoas