Sertanejos entregam armas de fogo voluntariamente em Santana do Ipanema

Ônibus itinerante da Seprev está no município fazendo campanha de conscientização

a1702c8fc5dd24cb2ed79c9ce8ed72c3_L

“Uma vez na vida a gente tem que ceder e não achar que ter uma arma é segurança”, disse o sertanejo Francisco Nascimento da Silva ao entregar de forma voluntária sua arma de fogo em um dos ônibus da campanha da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A unidade móvel está em Santana do Ipanema participando do Governo Presente, nesta sexta-feira (22) e sábado (23).

O caso de Francisco é um dos muitos casos que chegam às equipes da Seprev. Sua arma foi fruto de uma herança da família, deixada por seu tio-avô. “Fiquei sabendo que o ônibus da campanha estaria aqui em Santana durante esses dois dias e resolvi entregar porque não traz segurança nenhuma para a minha família”, disse o sertanejo.

Para ele, a arma passou a ser um risco para sua família, uma vez que tem filha e neta pequenas. “A minha única proteção é Deus. Aconselho a todos a ter esse ato de consciência ao menos uma vez”, aconselhou Francisco.

De acordo com o titular da Seprev, Jardel Aderico, que recebeu o sertanejo na parte interna do ônibus, a entrega desta arma representa que a campanha está surtindo o seu efeito de conscientização. “Falta muito para que a sociedade compreenda que ter uma arma de fogo em casa representa uma ameaça para a família. Mas aos poucos vamos conseguindo levar esta informação para todos os cantos de Alagoas e auxiliando na prevenção da violência”, enfatizou.

Além de Francisco, que concordou em ter sua história contada em forma de depoimento para incentivar outras pessoas, mais dois sertanejos entregaram uma arma nesta sexta-feira (22).

Victor Brasil – Agência Alagoas

22/07/16