Semana do Meio Ambiente proporcionou ações para o desenvolvimento sustentável

Evento foi encerrado na última quarta-feira (8) e equipe técnica da Semarh avaliou os trabalhos

Semana do Meio Ambiente deste ano envolveu temas como sustentabilidade, educação ambiental, coleta seletiva, gestão de resíduos sólidos e apresentações culturais - Ascom  
Semana do Meio Ambiente deste ano envolveu temas como sustentabilidade, educação ambiental, coleta seletiva, gestão de resíduos sólidos e apresentações culturais – Ascom
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente na última quarta-feira (8). As ações propostas pela Semarh, em parceria com outros órgãos governamentais, faculdades e empresas privadas, envolveram temas como sustentabilidade, educação ambiental, coleta seletiva, gestão de resíduos sólidos e apresentações culturais.

O evento deste ano ocorreu de forma integrada e com atuações descentralizadas entre o dia 1° a 8 de junho. O tema em debate teve foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A proposta da Semarh foi avaliada pela equipe coordenadora e técnicos envolvidos nas ações tanto na capital quanto nos municípios do interior.

Segundo Mateus Gonzales, superintendente de Meio Ambiente da Semarh, o objetivo de expandir as atividades voltadas à preservação e sustentabilidade foram alcançados, inclusive no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Descentralizamos os trabalhos e levamos as informações sobre coleta seletiva e educação ambiental para os municípios do interior do Estado. A conscientização sobre o papel da sociedade foi amplamente exposto com as palestras ministradas por nossos técnicos”, avalia Mateus Gonzales.

Com participação ativa durante as atividades da Semarh, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, foi palestrante no Centro Universitário Cesmac com tema alusivo à gestão responsável dos resíduos sólidos. O secretário também assinou um acordo de cooperação técnica junto ao Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) para a manutenção das boas práticas ambientais na administração pública.

A educadora ambiental Eva Moraes compreende que a temática da Semana do Meio Ambiente construída em conjunto sensibilizou os parceiros envolvidos no evento, inclusive, diversificando as ações.

 “O tema, por ser bastante amplo, envolveu mais de 30 parceiros. Este ano tivemos uma maior adesão e conseguimos sensibilizar os índios das comunidades Kariri-xocó. A alegria e o empenho de todos que por ali passaram constatou o quanto o evento se destacou no quesito colaboração e adesão”, considera a educadora ambiental.

 A Sala de Alerta da Semarh também esteve presente durante a passagem da Semana do Meio Ambiente nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Verde e no Centro Universitário Cesmac. O meteorologista Vinícius Pinho e um dos palestrantes do evento, trabalhou as perspectivas acerca da simulação de cheias, monitoramento dos rios e lagoas e explicou como é feito o sistema de alerta em Alagoas.

“Tivemos uma semana bastante produtiva. Todas as pessoas que estiveram presentes para conhecer nosso trabalho questionaram sobre as diversas funções da Sala de Alerta para o meio ambiente”, explica Pinho.

Débora Rosset – Agência Alagoas.