Samu ensina a salvar vidas em exposição no shopping de Arapiraca

Os moradores e visitantes da segunda maior cidade de Alagoas estão recebendo uma série de orientações acerca de técnicas de salvamento e primeiros socorros. Isso porque, até a sexta-feira (9), enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão no Arapiraca Garden Shopping, em Arapiraca, orientando a população, durante mais uma edição do Projeto Conheça do Samu.

Iniciado na quarta-feira (7), os visitantes têm a oportunidade de ser treinados sobre procedimentos que devem ser feitos nas vias públicas, residências ou estabelecimentos comerciais em casos de engasgo. As orientações também ensinam como agir em casos de queimaduras, choques elétricos e paradas cardiorrespiratórias, enquanto aguardam a chegada dos socorristas.

Como parte do projeto, o público que visita o estande do Samu, no shopping de Arapiraca, ainda tem à disposição serviços de promoção da saúde. Entre os exames ofertados estão aferição da pressão arterial, verificação da taxa de glicemia e teste rápido para a detecção do vírus HIV, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac do Campus Palmeira dos Índios e da Faculdade Unirb, de Arapiraca, também participam das ações de promoção da saúde. A promotora de vendas Dayana Dantas, 21 anos, residente no bairro Cacimbas, em Arapiraca, visitou o estande no shopping e elogiou a iniciativa.

Ela disse que já foi vítima de três acidentes com motos e precisou ser hospitalizada para tratamento médico. “Achei muito bacana a ideia. As pessoas precisam estar informadas para saber como lidar com situações de perigo no nosso dia a dia. Sou um exemplo disso e sei muito bem da importância do trabalho do Samu”, declarou a jovem.

Nesta quinta (8), o projeto Conheça o Samu irá ocorrer na Praça Padre Cícero, no Centro da cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana. De acordo com a assessora técnica do Samu de Arapiraca, Camilla Veiga, a quarta edição continua até sexta-feira (9), na Capital do Agreste, e também será realizada no mesmo dia, na Praça Basiliano Sarmento, na cidade de União dos Palmares.

“Esse é um projeto maravilhoso, que traz a população para perto do Samu, mostrando a importância do nosso serviço, bem como noções básicas de primeiros socorros e de promoção da saúde. Também fazemos abordagens para conscientização das pessoas não passarem trotes, que representam 65% das chamadas que recebemos”, disse Camila Veiga.

Ascom – 08/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *