Ronda no Bairro executa patrulhamento de proximidade durante exercício na orla

O segundo exercício operacional simulado realizado pelo Programa Ronda no Bairro, na orla marítima de Maceió, na manhã desta sexta-feira (2), chamou a atenção de moradores, comerciantes e turistas.

Militares da reserva da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), além dos reservistas egressos do Exército Brasileiro (EB) e da Força Área Brasileira (FAB) executaram, com sucesso, o planejamento previsto para o patrulhamento de proximidade do perímetro.

“Esse tipo de operação permite que a tropa se familiarize com o terreno, exercite o diálogo com as pessoas e integre ainda mais as ações entre as equipes operacionais e sociais do programa”, enfatizou o coordenador-geral do Ronda, coronel RR Maxwell Santos.

Vinte e duas patrulhas foram distribuídas nas áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. Das 8h às 12h, 66 patrulheiros de proximidade garantiram ainda mais a ordem nos locais ocupados.

A equipe de Articulação e Abordagem Social e os Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizaram buscas ativas no perímetro, identificaram e encaminharam alguns casos de pessoas em situação de rua para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

As apresentações da Banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) e do grupo de capoeira Raça receberam a aprovação das pessoas que foram atraídas à Praça do Skate pela programação.

Reuniões com a Associação Comunitária dos Moradores do Stella Maris (Astema) e com o vice-reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) foram extremamente positivas. A partir de abril, graças à parceria firmada nesta manhã entre o Ronda no Bairro e a instituição de ensino, a Praça do Skate e o Corredor Vera Arruda receberão atividades culturais com o apoio da instituição de ensino.

Encontros com as demais lideranças comunitárias e religiosas, representantes do comércio local e da comunidade escolar já estão sendo realizadaspara apresentar em detalhes o funcionamento do Ronda no Bairro.

Os exercícios simulados e as visitas sociais serão intensificados até o lançamento oficial do programa nessas áreas comerciais.

Efetivo integrado

Na quinta-feira (1º), todo o efetivo voluntário selecionado para atuar no segundo perímetro de execução do programa se apresentou à coordenação do Ronda, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, o novo perímetro foi apresentado à tropa.

O programa

O Ronda no Bairro é mais uma ação integrada na prevenção e no combate à violência em Alagoas. Essa nova forma de fazer segurança pública aproxima os agentes do Estado dos cidadãos e facilita que identifiquem as necessidades de cada território de atividade.

Inciiativa do Governo de Alagoas, o programa está sob a alçada das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, foi o marco inicial do programa, que atende aos seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

A tropa é dividida em trios de patrulhamento, que podem ser compostos por militares da reserva, da ativa e reservistas egressos das Forças Armadas Brasileira, em dois turnos de serviço, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta.

Ascom – 02/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *