Queda recorde no preço faz da locação um bom negócio

Para o coordenador do Índice FipeZap Eduardo Zylberstajn, o cenário traz oportunidade para quem quer se mudar para um imóvel melhor

aluguel-ap

O preço das locações registrou a maior queda desde 2009, aponta o índice FipeZap divulgado hoje. A taxa caiu 0,52% entre abril e maio, em uma variação acumulada de -5,12% nos últimos 12 meses. É o número mais baixo desde o início da série histórica, iniciada em 2009. Se considerada a inflação de 9,32% medida pelo IPCA no mesmo período, a queda real é de 13,21%, um recorde.

As variações nos últimos doze meses
As variações nos últimos doze meses

O cenário levanta a questão: para quem está querendo se mudar, vale a pena aproveitar a baixa e passar para o aluguel vivendo em um imóvel mais espaçoso ou mais bem localizado? Para o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do Índice FipeZap, do ponto de vista financeiro, é uma boa alternativa. Isso porque o aluguel já costuma compensar como investimento e atualmente tem compensado mais ainda. “Os juros altos fazem com que valha muito a pena deixar rendendo o dinheiro equivalente a um apartamento e ir tirando dali o necessário para pagar o aluguel”, diz ele.

Claro que nessa conta é preciso considerar a insegurança que imóvel locado traz, o que não ocorre com a casa própria. “O problema do aluguel é que você fica sujeito a ter que sair caso o proprietário precise do imóvel. E obviamente fica descoberto no caso de um aumento elevado dos preços, como o que vimos na última década”, afirma Zylberstajn.

É bom lembrar que muita gente que vendeu imóvel e aplicou o dinheiro no final dos anos 2000 com a ideia de usar os rendimentos para bancar o aluguel foi surpreendida por uma incrível alta de preços — alta que inviabilizou a compra de um imóvel novamente. Mas o momento agora é outro. Como afirma Zylberstajn, no quadro atual, o risco de uma nova alta não preocupa.

O Índice FipeZap de Locação é desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP e acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 11 municípios brasileiros com base em anúncios da internet. O preço médio anunciado para locação em maio deste ano considerando todas as cidades pesquisadas foi de 30,69 reais mensais.

Site: veja.abril