Prefeitura de Maceió amplia informatização de serviços

Secretário municipal de Administração, Fellipe Mamede. Foto: Secom Maceió

Como  parte do trabalho da Prefeitura de Maceió para a informatização de serviços, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), tem realizado ações para  melhorar a prestação de serviços para o cidadão maceioense, bem como para os servidores municipais.

Entre as ações, está a adoção da ferramenta Bizagi, que permite a análise dos fluxos dos processos administrativos. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação,Fernando Dantas, com o funcionamento da ferramenta é possível constatar melhorias na produtividade e economia do Município. “Nós conseguimos observar onde estão as falhas no processo, sendo possível corrigi-lo, contribuindo para a agilidade na prestação de serviço”, comentou.

Jalves Nicácio, que coordenou a implantação da ferramenta, explicou que a chegada do Bizagi no sistema de tecnologia da Prefeitura foi direcionada para dois projetos: a implantação da central de serviços e o controle de licenças médicas. “A ferramenta já está sendo usada e por meio dela conseguimos enxergar claramente todo o processo, o que nos permite identificar possíveis problemas e desta maneira evitar que eles possam surgir. É um sistema de análise de prevenção”, destacou.

A Diretoria também desenvolveu o Sistema Integrado de Informações do Município de Maceió – SIIMM- onde reuniu dados relacionados à gestão de recursos humanos e fez um cadastro único de pessoas, além da implantação de novos módulos, a exemplo de cargos, lotação, férias, convênios e afastamentos.

Walter Junior, responsável pelo projeto, revelou que a partir do sistema foi possível disponibilizar módulos que abrangem diferentes áreas em um único lugar. “Esse foi o ponto de partida do projeto, e a ideia é disponibilizar mais ferramentas para contribuir na agilidade dos serviços prestados pelo Município. Depois do SIIMM, conseguimos descentralizar as informações, como por exemplo, os contras-cheques que hoje estão disponíveis nos Recursos Humanos das secretarias”, pontuou.

Outra novidade é que com o sistema, os relatórios de folha de pagamento passaram a ser disponibilizados na web. Por enquanto, somente as secretarias de Saúde e Educação, bem como a Comarhp – por meio dos seus RH’S- conseguem enviar via web as informações relacionadas à folha de pagamento. “Conseguimos ampliar o acesso à informação e para essas secretarias evitamos o deslocamento físico do servidor, como acontecia anteriormente, para a secretaria de administração. Hoje, o lançamento de algumas rubricas da folha é feito via sistema. A ideia é que a gente amplie para as demais agora em 2016”, reforçou Walter.

Informa Maceió

A ferramenta Informa Maceió, criada para atender a Lei de Acesso a Informação (LAI), foi desenvolvida pela DTI em parceira com a Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI). Atualmente, a Prefeitura de Maceió possui um canal de comunicação que permite ao cidadão solicitar qualquer tipo de informação acerca da gestão do Executivo. “O Informa Maceió permite que qualquer pessoa – física ou jurídica – solicite pedidos (via Internet) de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia. Lembrando que essa ferramenta contribuiu para colocar Maceió no ranking das cidades com melhor pontuação quando o assunto é transparência”, explicou o diretor.

O sistema de email coorporativo (Zimbra e LocaWeb) com a integração dos serviços de email à agenda eletrônica compartilhada fornecida pelo Zimbra foi implantado para unificar os serviços de correio eletrônico na Prefeitura de Maceió. Com relação à interconexão entre as secretarias, o setor ampliou a rede de dados MPLS das secretarias de educação, saúde, como também aumentou a velocidade nas demais secretarias. “Temos muito que comemorar, foi bastante produtivo, tivemos muitos avanços no setor de tecnologia. A ideia é ampliar ainda mais os nossos serviços”, garantiu Fernando Dantas.

O secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Fellipe Mamede, está satisfeito com o resultado da Diretoria. “É visível o envolvimento de todos os servidores trabalhando para trazer avanços que ficarão permanentes no município de Maceió. O prefeito Rui Palmeira foi fundamental nesse processo porque as ideias apresentadas foram sempre bem recebidas pelo nosso gestor, que vem fazendo um trabalho voltado para uma gestão moderna, transparente e ágil”, complementou.

Ascom Semarhp

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