Prefeito assina ordem de serviço para construção de praça em Maceió

Assinatura-de-ordem-de-serviço-Praça-do-Canaã
Praça será construída no Canaã

Um anseio antigo do bairro do Canaã começa a ser atendido. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Rui Palmeira assinou a ordem de serviço que autoriza a construção de uma grande praça no bairro. A obra vai revitalizar a quadra esportiva com pintura do piso, alambrado e instalação de tabelas de basquete e traves de futebol.

A intervenção também vai estruturar áreas comuns, bancos e mesas de jogos vão compor o equipamento que terá paisagismo com grama, jardins, piso-concreto (intertravado e tátil), rampa de acessibilidade, quiosques, caramanchão e calçadas. Tudo isso, em um terreno que tem mais 4,5 mil metros quadrados.

O diferencial desta ação é que os investimentos orçados em R$ 400 mil são resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a empresa Walmart, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e o Ministério Público Estadual (MPE). Quando concluída, a Praça São José do Canaã, que fica próxima à Unidade de Saúde São José, que também foi revitalizada pela Prefeitura, deve se tornar um importante espaço de lazer e convivência para a população da região.

O prefeito Rui Palmeira afirmou que o prazo firmado no TAC prevê que a entrega do novo espaço aconteça no mês de setembro deste ano. “Há mais de 50 anos a população do Canaã esperava por este momento e conseguimos com esta ação. Através de uma multa que o município aplicou, vamos reinvestir os valores nesta obra. Multamos o Hiper da Gruta e articulamos uma troca. A empresa Walmart, ao invés de pagar este valor diretamente ao município, vai executar a obra porque entendemos a importância desta praça para a comunidade”, esclareceu o prefeito.

Uma empresa contratada pelo Walmart executará a construção da Praça São José do Canaã, mas a Sempma fará o acompanhamento devido. “Como resultado, a cidade está ganhando espaços urbanizados e iluminados e a população é quem sai ganhando. Como consequência, áreas que eram inutilizadas ou serviam como ponto de lixo ganham vida e os moradores se apropriam do espaço. No José Tenório, por exemplo, os moradores ocupam e utilizam uma bela área que é a Praça do Bicentenário. Em poucos meses, teremos um ambiente como aquele aqui no Canaã”, afirmou Rui.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Moura, enfatizou a importância de valorizar e estruturar áreas públicas. “A gestão está empenhada em devolver equipamentos de lazer e convivência para a população e isto não é por acaso. Nos bairros, as praças têm uma função social relevante. Muitas vezes, os trabalhos sociais e de associações comunitárias que afastam crianças e jovens da vulnerabilidade, por exemplo, acontecem nesses espaços”, afirmou.

Investimentos

Rui Palmeira também explicou que reverter multas ambientais em melhorias na cidade tem sido uma prática reiterada em sua gestão. Recentemente a Sempma divulgou que foram entregues um drone e um GPS geodésico para trabalho das equipes da Sempma, material para trabalho da equipe de educação ambiental, além da aquisição de coletes para fiscais da secretaria.

Secom Maceió