População do Jacintinho é informada sobre lei que proíbe o trabalho infantil

Ação integra cronograma da campanha “Você compra uma flor, ela vende a infância”

Além da feirinha do Jacintinho, a equipe da Seprev irá percorrer a feirinha do Tabuleiro dos Martins e o mercado da produção.
Além da feirinha do Jacintinho, a equipe da Seprev irá percorrer a feirinha do Tabuleiro dos Martins e o mercado da produção.

O cronograma da campanha Você compra uma flor, ela vende a infância segue percorrendo os bairros de Maceió, com o objetivo de conscientizar a população acerca dos riscos e perigos ocasionados pelo trabalho infantil. A equipe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena a ação, esteve, nesta quarta-feira (15), na feirinha do Jacintinho.

A ação, que contou com o apoio do Conselho Tutelar da região do Jacintinho, visou ensinar como a comunidade pode contribuir com o combate desta prática ilegal. Além disso, foi distribuído material informativo para alertar a população sobre a compra de produtos e serviços das mãos de crianças e adolescentes.

O trabalho infantil registra diminuição considerável no Brasil nas duas últimas décadas, mas ainda atinge quase 3,2 milhões. Em Alagoas, esses tipos de postos de trabalho reduziram 33%, em 2013, porém cerca de 45 mil crianças ainda são exploradas por estas práticas.

Trabalho infantil é todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes entre zero e 13 anos; a partir dos 14 anos pode-se trabalhar como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas.

Além da feirinha do Jacintinho, a equipe da Seprev irá percorrer a feirinha do Tabuleiro dos Martins e o mercado da produção, nestas quinta (16) e sexta-feira (17), respectivamente.

 Victor Brasil – Agência Alagoas.