PM reforçará segurança em torno dos postos de saúde da Capital

usf
O secretário de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), Lima Júnior, discutiu, na manhã desta quinta-feira (21), com integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Maceió, estratégias para reforçar a segurança nos postos de saúde da Capital, que têm registrado assaltos e arrombamentos nos últimos meses.

“O conselho pleiteou o apoio da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), e nós vamos reforçar o policiamento em torno dos postos de saúde. A PM vai apoiar na segurança externa e daqueles que trabalham e frequentam as unidades para receber atendimento. Agora, tem de ficar bem claro que a segurança dos postos [patrimonial], propriamente dita, é uma atribuição da Guarda Municipal”, informou Lima Júnior.

Na ocasião, o subcomandante do Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Nivaldo Amorim, solicitou ao conselho a relação de todos os postos, com localização e horário de funcionamento. A partir da entrega, as informações serão repassadas aos Batalhões, para a realização de rondas e permanência dos militares em torno das unidades em horários estratégicos.

De acordo com o vice-presidente do CMS, Hugo Alexandre, o órgão ainda não conseguiu contabilizar oficialmente o número de ocorrências nas unidades. Ele disse que a direção ficou sabendo do problema após realização de plenária e que acredita na eficácia das estratégias de segurança elaboradas com a SSP.

O secretário adjunto do conselho, Antônio de Pádua, também avaliou a reunião. “Lima Júnior é extremamente operacional, e acredito na eficácia do planejamento estabelecido. Estamos construindo, de forma integrada, uma solução para devolver a tranquilidade dos que frequentem nossos postos de saúde. Nas ações criminosas, o patrimônio tem sido lesado, mas o prejuízo maior é a insegurança dos usuários e servidores.”

O comandante geral da PM/AL, coronel Marcos Sampaio, também participou da elaboração do plano estratégico de segurança
Ag~encia Alagoas