Pesquisadores iniciam estudo geomorfológico no Litoral Norte

26MA-Mestrado-sobre-áreas-de-risco-43-1024x678

Um estudo geomorfológico, ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre, foi iniciado nesta terça-feira (26) no Litoral Norte. A iniciativa tem como objetivo identificar riscos e encontrar a melhor forma de evitar danos por conta da expansão imobiliária e de comércio na região.

O estudo está sendo capitaneado pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Daniele Gomes, como parte da dissertação de mestrado do estudante de Geografia Carlos Oliveira Bispo. “É uma pesquisa que certamente deve contribuir com o planejamento da cidade, uma vez que o crescimento desordenado não só prejudica as famílias com o comprometimento de bens, mas também os corpos hídricos, levando áreas ate então normais a inundar, entre outros problemas”, explicou a orientadora.

Para a confecção do mapeamento, os estudiosos estão contando com o apoio de técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), onde o estudo será disponibilizado ao final da pesquisa. “Iremos utilizar o recorte a partir do Shopping Parque Maceió até Ipioca, áreas que têm apresentado expansão significativa, a exemplo dos muitos empreendimentos que implicam no processo erosivo”, detalhou Carlos Bispo.

De acordo com o mestrando, o estudo terá continuidade durante dois anos. “Serão monitoramentos constantes para conseguirmos dados fiéis. Vamos utilizar fotos de satélites para entender a expansão pelo menos dos últimos 30 anos e quantificar os riscos”, complementou Bispo.

Quando finalizada, a pesquisa vai contribuir para os trabalhos dos técnicos da Defesa Civil Municipal na região.

Agência Maceió

26/07/16