Ouvidoria do Sebrae em Alagoas disponibiliza urnas para seus públicos

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Os públicos do Sebrae em Alagoas, interno ou externo, agora têm mais um canal para falar com a Ouvidoria da instituição: as urnas. Na última segunda-feira (11), foram instaladas quatro delas, na sede, em Maceió, e mais três nos Escritórios Regionais do Sebrae em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo. Por meio das urnas, clientes, parceiros, fornecedores, consultores, conselheiros, colaboradores e estagiários, poderão enviar sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias sobre o atendimento e a atuação do Sebrae em Alagoas por meio de suas diversas áreas.

Na sede, as urnas ficarão expostas ao público no guichê de atendimento, na sala da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) e próxima ao ponto eletrônico. As urnas são diariamente conferidas pela Ouvidoria para verificar se há algum tipo de manifestação por parte dos públicos. De acordo com Carla Fragoso, chefe de gabinete da Diretoria Executiva (Direx) do Sebrae em Alagoas e responsável pela ouvidoria, as urnas ajudarão a ampliar os canais de comunicação com os públicos.

“Esse é mais um canal legítimo para o cliente se comunicar com o Sebrae diretamente, sem se preocupar, já que a ouvidoria tem como princípios a ética, o sigilo e a discrição. Além disso, a ouvidoria contribui para a otimização dos processos de melhoria do Sebrae, já que ajuda a identificarmos problemas junto aos gerentes das unidades para evitar novas reclamações ou denúncias”, pontuou.

Ainda segundo Carla Fragoso, a Ouvidoria do Sebrae em Alagoas, assim como a de outros estados é vinculada à Ouvidoria do Sebrae Nacional e segue o Código de Defesa do Consumidor e o Código de Ética do Sebrae, que resume os valores e os princípios que direcionam a atuação da instituição, além da Política de Segurança da Informação e Comunicação e nas Boas Práticas para a Atuação do Sistema Sebrae nas Redes Sociais.

Como funciona a ouvidoria?

A Ouvidoria do Sebrae em Alagoas recebe e analisa a manifestação dos públicos (sugestões, elogios, reclamações e denúncias) relacionada ao Sebrae, encaminha para a área responsável pelo tratamento, acompanha as providências tomadas e a responde no prazo especificado. No caso de sugestões, elogios e reclamações, o Sebrae em Alagoas responde em cinco dias úteis. Em caso de denúncias, a resposta será em até 45 dias úteis.

Sempre zelando pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e resguardando o sigilo das informações a que tiver acesso, a Ouvidoria age com integridade, transparência e imparcialidade, com o compromisso de atuar com cortesia e respeito, afastando-se de qualquer discriminação. Outros fatores importantes na Ouvidoria do Sebrae em Alagoas é a autonomia para apuração das ocorrências recebidas e analisadas e independência para atuação na busca pela solução dos problemas.

Segundo Carla Fragoso, no Brasil, as ouvidorias ainda são pouco adotadas para ajudar a melhorar os fluxos em empresas privadas. “As ouvidorias existem há mais ou menos 20 anos no país e são mais adotadas em repartições públicas. Em empresas privadas, ainda é uma novidade e deverão crescer mais”, concluiu.

Canais da Ouvidoria

Além das urnas, os públicos poderão entrar em contato com a Ouvidoria do Sebrae em Alagoas através do telefone (82) 4009-1657, no portal www.sebrae.com.br/alagoas (no canto inferior da página) ou pelo e-mail: [email protected]

Agência Sebrae/AL