Jordânia confirma descoberta de um grande monumento enterrado em Petra

images (1)

A ministra de Turismo e Antiguidades da Jordânia, Lina Ennab, confirmou neste domingo os relatórios sobre a descoberta de um grande monumento enterrado sob a areia da histórica cidade de Petra, a 225 quilômetros ao sul da capital Amã, informou a agência oficial jordaniana de notícias, também chamada Petra.

“O Departamento de Antiguidades tem prévio conhecimento do que o arqueólogo americano Christopher Tuttle divulgou recentemente (em alusão à descoberta)”, disse Ennab, segundo a “Petra”.

“O que Tuttle publicou é o resultado de um estudo que realizou há dois anos” em Petra, acrescentou.

Esse estudo foi conduzido por Tuttle, diretor-executivo do Conselho dos Centros de Pesquisa Americanos no exterior, e Sarah Peak, da Universidade do Alabama, e foi divulgado na semana passada.

Os arqueólogos disseram que tinham utilizado imagens de satélite e de drones e estudos de terra para localizar a grande plataforma que está ainda enterrada.

“A nova descoberta, que está 800 metros ao sul do Tesouro (dentro de Petra), data do segundo século antes de Cristo”, afirmou Ennab.

A ministra concluiu que o Departamento de Antiguidades tomará as medidas necessárias para começar com as escavações o mais breve possível.

Site: notícias.terra