Inscrições Enem 2016 começam daqui a 30 dias

enem
Inscrições do Enem 2016 começam nas próximas semanas! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai abrir, daqui a 30 dias, o período de inscrição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes terão um pouco mais de uma semana para acessarem o site oficial e efetuarem suas inscrições. A organização alerta que nenhum outro meio é válido para a realização das inscrições.

O Inep divulgará o edital do Enem 2016 nos próximos dias, confirmando a data oficial de início e término do período de inscrição. Os candidatos terão acesso ao documento oficial no boletim do Diário Oficial da União (DOU), ou no portal do Instituto, onde será possível salvar e imprimir o arquivo. É indispensável que todos os participantes leiam o edital por completo, para ficarem cientes das regras, exigências e datas oficiais.

Período de inscrições do Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no portal do Inep, acessível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. Só serão validados os registros daqueles que obedecerem aos prazos estabelecidos pela organização. Por isso, é importantíssimo que todos fiquem atentos à oficialização do cronograma.

O cronograma do Enem 2016 não deverá ser muito diferente daqueles adotados nas últimas edições. Desta maneira, aguarda-se a divulgação do edital até o fim deste mês ou início de maio. As inscrições, por sua vez, devem começar no dia 23 do próximo mês, com término provável no dia 03 de junho.

Como se inscrever no Enem 2016?
Ao acessar o portal do Inep, o estudante precisa ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG – Registro Geral). Além disso, também será necessário informar um endereço de e-mail válido e um número de celular pessoal. Estas serão as vias de comunicação entre a organização e o participante.

Ao se inscrever, a pessoa precisa escolher a cidade do seu local de prova do Enem 2016. Ao todo, serão aproximadamente 2.000 municípios disponíveis. Candidatos que necessitam de atendimento especializado e/ou específico precisam informar, no ato da inscrição, quais as necessidades: deficientes físicos, deficientes visuais, deficientes auditivos, gestantes, lactantes, sabatistas, dentre outros.

É também durante o registro que o estudante deve informar a finalidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2016. Outro fato importante que não pode ser esquecido pelo participante durante o registro no site, é a escolha da língua estrangeira para as cinco questões objetivas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As opções disponíveis são inglês e espanhol.

Taxa de inscrição do Enem 2016: como pedir isenção do pagamento?

Espera-se que a taxa de inscrição do Enem 2016 seja mantida nos R$ 63,00 cobrados na última edição. Todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento.

Aqueles candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda e não possuem condições financeiras para arcar com o valor, podem declarar carência no Enem 2016. A declaração é feita por meio do preenchimento de um formulário socioeconômico que fica disponível no portal do Inep, durante todo o período de inscrições.

O candidato que pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016 deve estar ciente de que é o único responsável por prestar informações fidedignas à organização do Exame, ao passo de ser investigado, caso isto seja necessário.

Aqueles que não forem isentos do pagamento deverão, durante as inscrições, gerar o boleto do Enem 2016, também chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União). A GRU deverá ser paga dentro do prazo determinado em edital, exclusivamente em agências do Banco do Brasil. Quem não obedecer ao prazo ou não pagar o valor integral do boleto, terá sua inscrição automaticamente cancelada.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

O cartão de inscrição do Enem 2016 será liberado para acesso, no portal do Inep, semanas antes da aplicação do Exame. Apenas os estudantes que tiverem suas inscrições confirmadas terão acesso ao documento. O Inep não enviará uma versão impressa do cartão ao endereço dos inscritos. Assim, a única maneira de conseguir uma versão física do documento é realizando impressão do mesmo.

Nele, além do local de provas, haverá as seguintes informações: data, horário, número de inscrição, indicação de atendimento diferenciado (se for o caso), opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).

Apesar de recheado de informações, não é necessário apresentar o cartão de inscrição nos dias de prova. Nos dois dias, os participantes deverão apresentar apenas um documento original de identificação com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista ou documento militar.

ENEM 2016