Horário para malhar: existe um momento certo?

Benefícios de cada horário para malhar

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Independente do período do dia, há sempre alguém na academia. Quem só tem tempo livre após o trabalho costuma fazer seu exercício à noite. Há também os corajosos que madrugam para botar o corpo em movimento antes mesmo do café da manhã. Mas será que existe um horário para malhar mais adequado?

 Apesar de não existir melhor ou pior horário para a frequentar a academia – o mais importante é o exercício -, cada momento pode trazer vantagens para corpo. “Ao conhecer seu corpo emetabolismo, você pode obter melhores resultados nos treinos sem prejudicar sua saúde”, aponta Ana.

Quer saber quais são os principais benefícios de cada horário para malhar? Confira:

Manhã

“Exercitar-se pela manhã acelera o organismo logo no início do dia e nos desperta rapidamente para as atividades cotidianas. Também auxilia na recuperação mais eficiente do organismo, já que as refeições estão planejadas para acontecer após o treino”, informa Ana.

Mas ela alerta que é preciso ter cuidado com a alimentação pré-treino, pois muitas pessoas não tem o hábito de se alimentar pela manhã ou comem de forma inadequada. No fim de contas, isso pode causar fraqueza e enjoo.

Tarde

“A vantagem de se exercitar à tarde é o tempo. Muitas pessoas usam a pausa para o almoço. É bom porque já estão alimentadas, assim o risco de hipoglicemia é menor. Além disso, os níveis de insulina e cortisol ainda estão altos, garantindo força durante os treinos”, comenta Ana.

De acordo com ela, nossa temperatura corporal também atinge o seu pico no final da tarde. Por isso, estudos indicam que esse é o melhor horário para treinos de musculação que têm como objetivo perda de peso.

Noite

Conforme afirma Ana, há evidências que apontam que realizar atividade física à noite causa menos insônia. Mas também pode ocorrer o efeito contrário: perda de sono devido à liberação deendorfina. Assim, a sugestão da especialista é praticar exercícios, no mínimo, duas horas antes de dormir e fazer alongamentos e respirações para relaxar o corpo logo após.

Adaptação é importante

Independente da sua rotina, o mais importante é a adaptação à rotina de atividades físicas. “É importante termos um horário para nosso corpo se acostumar com a atividade. O ideal é cada um conhecer seu organismo e tentar encaixar os exercícios no horário que tem mais disposição, pois otreino será mais eficiente e os resultados virão mais rápido”, sustenta Ana.

Caso não seja possível adaptar os treinos ao horário de sua preferência, o mais importante é manter a frequência das atividades na hora que tiver disponibilidade. É assim que se cria uma rotina.

E aí, já descobriu qual é o horário para malhar que melhor funciona para você? Conte para a gente.

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