Famílias atendidas no Cras passam por cursos profissionalizantes

Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Maceió estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão e ter uma renda extra através de cursos profissionalizante ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) .

O Cras Sônia Sampaio, localizado no bairro do Jacintinho, realizou esta semana um curso de confecção de bonecas em tecido, voltado para a comunidade. Cerca de 20 mulheres participaram do curso, que teve duração de uma semana. As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde.

familiacrasSegundo o coordenador do Cras Sônia Sampaio, Ricardo Andrade, esses cursos trazem a comunidade para o Cras, promovendo o fortalecimento de vínculos. “As pessoas que moram na região de abrangência da unidade têm muito interesse nesses cursos. É uma oportunidade para que produzam e comercializem produtos individualmente ou em cooperativa, garantindo-lhe uma renda extra no final do mês”, disse Ricardo.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, essa parceria com o Senar é muito importante porque disponibiliza cursos gratuitos para a população. “As famílias estão tendo acesso à qualificação profissional bem perto de casa e sem custo algum, com a possibilidade de geração de renda e melhoria na qualidade de vida”, destacou.
Para que mais famílias da região sejam beneficiadas, já estão sendo programados outros cursos: Corte e Costura, Bordado-Vagonite e Aprenda a Usar Ervas Medicinais.

O Cras Sônia Sampaio funciona na Rua a Rua Jarbas Andrade, 119, Cohab, Jacintinho. Os interessados em participar dos cursos precisam ser das comunidades atendidas pela unidade (Cohab, Grota do Arroz, Grota do Rafael, Santo Onofre, Aldeia do Índio, Claudionor Sampaio, Novo Horizonte e Morro do Ari) e ter idade a partir dos 18 anos.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas