Exposição no Shopping Maceió mostra a realidade do sistema prisional

Trabalho do fotojornalista da Ressocialização, Jorge Santos, é destaque em evento; mais de sessenta obras de vários artistas alagoanos podem ser conferidas até o final deste mês

97265d611112f62091db7c81d53fbd7b_L

Riqueza nos detalhes, um olhar diferenciado daquilo que acontece no cotidiano da sociedade, a realidade que muitas vezes passa despercebida na vida das pessoas. Esses “detalhes ocultos” chamam a atenção dos clientes e lojistas que passam pelo segundo piso do Maceió Shopping. É quase impossível passar pelo local sem observar o acervo da 1ª Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas.

A exposição com 52 fotografias e 13 vídeos de profissionais da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas, pode ser conferida até o dia 31 de julho. Dentre as obras de arte, destaque para o fotojornalista da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social, Jorge Santos, que apresenta detalhes das ações ressocializadoras desenvolvidas pelos agentes penitenciários no sistema prisional.

“Nas fotos e vídeos trazemos uma narrativa dos fatos que marcaram a história da sociedade. É importante que as pessoas conheçam detalhes do passado para corrigir falhas e aperfeiçoar ideias que deram certo, valorizando o legado deixado. Aqueles que prestigiarem a exposição irão conferir os trabalhos de grandes profissionais, como: Ailton Cruz, Aldo Correia, Dárcio Monteiro, dentre outros”, afirma o servidor penitenciário.

A pernambucana Renata Nascimento é uma amante da arte da fotografia. De férias em Alagoas, ela esteve no Maceió Shopping e não perdeu tempo para conferir a Mostra de Fotojornalismo e Vídeo. “Estava passando por perto e resolvi conferir o trabalho de perto. Confesso que fiquei encantada, sobretudo, com o trabalho desenvolvido no presídio. É interessante ver com outros olhos o que é a sociedade”, comenta a turista.

Victor Costa – Agência Alagoas

20/07/16