Diretora da rede estadual representa Alagoas em intercâmbio nos EUA

A professora Fátima Pimentel vai vivenciar a partir deste sábado (3) uma experiência única em sua trajetória como educadora: ela vai representar Alagoas em um intercâmbio educacional  nos Estados Unidos, onde conhecerá a realidade educacional daquele país. A viagem é um prêmio para os 27 gestores vencedores das etapas estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE).

O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que visa reconhecer as práticas exitosas de gestão escolar e estimular as escolas a fazer autoavaliação. Em Alagoas, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, onde Fátima é diretora, foi a vencedora da etapa alagoana do prêmio, conquistando o título de Referência Estadual.

Em sua 16ª edição, o PGE contou com quatro mil projetos inscritos. Em Alagoas, segundo dados da organização do PGE, 386 unidades de ensino fizeram sua inscrição inicial no prêmio e, destas, 164 concluíram a inscrição  – são consideradas inscritas aquelas unidades que cumpriram todos os trâmites exigidos pelo Consed, o que inclui cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias e envio eletrônico de toda a documentação solicitada. Ao todo, 15% de todas as escolas públicas estaduais e municipais de Alagoas participaram do PGE. 

Preparação

Fátima embarcou para Brasília no último dia 28, onde permanece até esta sexta-feira (2), participando de preparativos para a viagem aos Estados Unidos. Na quinta-feira (1º), o grupo de gestores foi recebido em almoço oferecido pela Embaixada dos EUA no Brasil, parceira do Consed no intercâmbio.

Nos EUA, o grupo terá uma série de atividades que incluem visitas a universidades, escolas e reuniões com diretores e conselhos escolares nos Estados de Maryland e Arizona e na capital Washington DC. Lá permanece até o dia 13 de março, retornando no dia 14 de março ao Brasil.

“Para mim, é uma honra e uma alegria representar o meu Estado em um intercâmbio deste porte. Todos estamos felizes e com muita expectativa, pois além disso, teremos a chance de conhecermos novas culturas”, diz Fátima.

Ascom – 02/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *