Construindo com Mulheres: Aula inaugural acontece na sexta-feira

logo-construindo-com-mulheres-materia

Na próxima sexta-feira (15), a partir das 9h, acontece a aula inaugural do Projeto Construindo com Mulheres, fruto do convênio entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A aula de abertura será realizada na Casa dos Amarelinhos – O consolador, situada na Avenida Amazonas, 425, no bairro do Prado.

O evento contará com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira do secretário e secretário-adjunto da Semtabes, a presidenta da Organização O Consolador, representantes da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (FAMECAL), Associação de Moradores da Ponta Grossa e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI/AL).

Na aula que marca o início das atividades do projeto “Construindo com Mulheres”, conduzido pela Diretoria do Trabalho e Emprego da Semtabes, serão abordados os assuntos referentes à data inicial das aulas, regulamento da frequência, cartão auxílio, fardamento, material didático entre outros pontos.

O projeto, assinado em janeiro deste ano, tem como objetivo capacitar 600 mulheres de Maceió em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos de qualificação social e profissional nos arcos ocupacionais sendo: 100 no curso de auxiliar de gerenciamento de obras, 200 pintoras de obras, 200 aplicadoras de revestimento cerâmico e 100 aplicadoras de gesso.

A proposta deste convênio é que essas mulheres sejam capacitadas e tenham a oportunidade de ingressar na construção civil e ao mesmo tempo, gerar emprego e renda em Maceió. As aulas terão início dia 18 de abril e serão realizadas no Consolador – Centro de Formação Profissional, localizado na Rua Professor Virgílio Guedes, 1006, Ponta Grossa.

Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher deste ano, a Semtabes presenteou as cidadãs maceioenses com a abertura das inscrições desse projeto, dando a elas a oportunidade de qualificação profissional. Em apenas uma semana de inscrições, as para os cursos oferecidos através do Projeto Construindo com Mulheres foram preenchidas. Com o intuito de beneficiar o maior número de interessadas, caso houvesse a desistência de alguma vaga preenchida, foi deixado um formulário na recepção do Sine para a criação de uma lista de espera.

Durante a formação, nas aulas e palestras, serão trabalhados temas como: eixos humanístico e instrumental como os Direitos da Mulher, Legislação Trabalhista, Informática, Orçamentos e Almoxarifado, além das aulas técnicas, que irão contemplar a visita a canteiros de obras, estímulo ao empreendedorismo individual e associativista, estágio e encaminhamento para o mercado de trabalho, posteriormente, por meio da intermediação do Sine Maceió.

Ascom Semtabes