Conheça a cachoeira que CONGELA em Urupema, Santa Catarina, Brasil

urupema12_

Urupema é um pequeno município localizado no alto da serra catarinense, a 200 km da capital Florianópolis. Nos últimos anos começou a ter grande destaque na mídia nacional por registrar com frequência as temperaturas mais baixas do país, por isso passou a ser chamada de a cidade mais fria do Brasil. Há poucos atrativos turísticos na cidade, por isso um dia é o suficiente para conhecê-la. Estive lá na minha última viagem à região e mostro neste post como foi o passeio.

CACHOEIRA_CONGELADA_MARILIA_OLIVEIRA_prefeitura_urupema_2103936945

Com cerca de 2.500 habitantes, Urupema é um município relativamente novo, fundado em 1989 após ter se emancipado de São Joaquim. Sua principal atividade econômica é a agricultura e a pecuária, porém nos últimos anos o turismo também tem ajudado a movimentar a economia local.
16 urupema a cascata que congela

A cidade começou a chamar a atenção da mídia e dos turistas há pouco tempo, após a instalação uma estação meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), há três anos, que passou a constatar com frequência que Urupema apresenta as temperaturas mais baixas do Brasil, inferiores a São Joaquim, que até então era considerada a cidade mais gelada do Brasil. Para divulgar a cidade e seus atrativos turísticos, a Prefeitura de Urupema criou o site cidademaisfriadobrasil.com.br.

02_gra

Urupema está localizada numa altitude muito elevada, 1.425 metros acima do nível do mar, o que influencia no constante registro de temperaturas baixas. No inverno é comum encontrar temperaturas negativas e até neve. Quando visitei o centrinho de Urupema, no dia seguinte ao que nevou em mais de 85 cidades catarinenses, o termômetro da praça da cidade marcava 2 graus ao meio-dia.

O centrinho de Urupema é muito pequeno, com duas avenidas principais. Uma delas logo na chegada da cidade e a outra onde estão localizadas as prefeitura, a praça central e a igreja da cidade. Para os turistas há poucas opções de hospedagem e de alimentação, por isso pode não ser tão interessante ficar hospedado por la.