Comunidade de grota no Novo Mundo recebe ações de saúde

Os moradores da Grota do Aterro, no bairro do Novo Mundo, receberam na quarta-feira (7) ações de saúde e cidadania por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). A iniciativa faz parte do projeto Vida Nova nas Grotas e é desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

De acordo com a assessora técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Elma Araújo, o programa promove melhorias em mobilidade urbana e atividades de inclusão social, contemplando ganhos na economia e orientação sobre prevenção à saúde, à violência e à educação, entre outros benefícios.

Dos serviços disponibilizados na quarta-feira, constam aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV e vacinas para atualização do calendário de imunização. Os técnicos de saúde também proferiram palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis e orientaram a população sobre saúde bucal e cuidados com o Aedes aegypti.

“Estamos distribuindo, ainda, protetores de mangas para motociclistas que fizerem o teste rápido, uma forma de incentivar a realização do teste e ampliar a segurança e saúde de todos”, destacou Elma Araúo.

Presente à ação, a moradora Maria da Silva aproveitou para levar o neto à tenda montada pela Sesau e fazer testes de pressão e glicemia. “É sempre bom estar em dia com a saúde e realizar exames preventivos e o meu neto pôde aprender técnicas de escovação e higiene bucal”, revelou Maria.

O motociclista Admílson da Silva fez os testes e recebeu o seu protetor de manga. “Temos que nos proteger do sol e estar sempre atentos a doenças infecciosas. Realizar o teste é um gesto simples que pode proteger não apenas nossa saúde como a de pessoas com que nos relacionamos”, concluiu Admílson.

Ascom – 08/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *