Ciência explica por que as pessoas bebem muito quando estão estressadas

18d6f08ecb8008fecf0f60d7bdec7896A maioria de nós gosta de tomar uma bebida quando chega em casa após um dia particularmente difícil no trabalho. Agora, os cientistas descobriram o motivo.

A descoberta pode ajudar no tratamento de problemas como o distúrbio pós traumático.

Uma equipe liderada por John Dani da University of Pennsylvania descobriu que o estresse enfraquece a dopamina, o hormônio do “prazer”, que é produzido quando as pessoas consumem álcool, levando a um consumo excessivo como compensação.

O efeito dura várias semanas, advertem os pesquisadores.

“Nossa resposta ao estresse evoluiu para nos proteger, mas as drogas usam os mesmos mecanismos para enganar o cérebro e fazem com que aumentemos o nosso consumo”, disse Dani.

“Essa linha de pesquisa tem implicações para pessoas que sofrem de distúrbio pós traumático, condição agravada pelo consumo excessivo de álcool e drogas”.

Ratos foram expostos a um grande estresse durante uma hora. 15 horas mais tarde, os pesquisadores mediram quanta água com etanol cada um dos ratos bebeu.

Os ratos estressados beberam significativamente mais do que os não estressados. O aumento foi registrado durante várias semanas.

Yahoo

16/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *