Agricultura capacita pescadores com curso básico de mecânica

Capacitar os pescadores em manutenção do motor de rabeta do seu próprio barco, possibilitando-lhe economizar no custo final de sua atividade pesqueira, em casos de emergência. Este foi o objetivo do curso básico de mecânica oferecido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em Coqueiro Seco.

João Batista, que faz parte da Colônia de Pescadores Z 03, do município de Coqueiro Seco, foi um dos que também participaram do curso básico de motor oferecido pela Superintendência de Desenvolvimento de Pesca da Seagri, acompanhando as informações teóricas e nas aulas práticas.

“O curso foi uma boa oportunidade de cada um de nós pescadores se aprofundar e se atualizar em mecânica de motor de rabeta e totalmente gratuito”, afirma Batista.

Para o secretário executivo da Seagri, Manoel Henrique, o curso é um instrumento importante para os pescadores, uma vez que oferece conhecimento técnico e tecnologia para o segmento. “Com isso, possibilita a vida útil do barco, aumentando a produção do pescado e gerando mais renda”.

Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre a manutenção dos compartimentos e peças que fazem parte do motor, bem como a importância de cada peça e sua função.

Welisson Magalhães, engenheiro de Pesca da Seagri, explica que com esse curso de capacitação oferecido pelo Governo de Alagoas, o pescador vai produzir ainda mais, a um custo bem menor e melhorando sua renda. “Pelas aulas teóricas e práticas os pescadores ficam com habilidade para fazer reparos e consertos em seus próprios barcos”.

O curso, ministrado com técnicas de desmontagem e montagem do motor, orientou os pescadores sobre armazenamento, como guardar os equipamentos após o uso; prazo para manutenção periódica do motor; diagnóstico de defeitos e ainda manutenção e limpeza do carburador.

“São orientações básicas que facilitam a vida e a atividade dos pescadores, principalmente em situação de emergência”, assegura Salomão Neto, técnico e instrutor do curso.

Ascom – 02/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *