Agricultores familiares recebem doação de 40 mil alevinos

Em 2016, Seagri já distribuiu mais de 785 mil alevinos em 41 municípios alagoanos

9434eda52ccf0ef774bf909acfb7aa43_L
Alevinos dão outra oportunidade a pequenos produtores da região. Fotos: Petronio Viana

Quarenta famílias de agricultores familiares do município de Mar Vermelho foram beneficiadas, nesta quinta-feira (7), pela entrega de 40 mil alevinos realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Os alevinos de tilápia vão ser utilizados para alimentação e para o incremento da renda dessas famílias, com a comercialização do excedente nas feiras da região.

Nesta sexta-feira (8), 24 famílias do município de Chã Preta poderão abastecer seus açudes e barragens com mais 7 mil alevinos. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, em 2016, o Programa de Distribuição de Alevinos executado pelo Governo de Alagoas já entregou 785.600 filhotes de tilápia e tambaqui em mais da metade dos municípios alagoanos. Foram 175.350 em janeiro, 277.300 em fevereiro, 265.950 em março e 67.000 nesta primeira semana de abril.

“Em 2015, mesmo com o processo de absorção da estrutura da antiga Secretaria da Pesca e Aquicultura pela Seagri, distribuímos mais de 2 milhões de alevinos em todo o Estado, beneficiando 2.587 famílias de trabalhadores rurais. Este ano, devemos atingir esse número no início do segundo semestre. Essa é uma ação que se soma ao trabalho do governador Renan Filho em promover uma nova Alagoas para o produtor rural”, afirmou Vasconcelos.

Seagri_peixe_mar

A entrega de alevinos em Mar Vermelho contou com as presenças da prefeita Juliana Almeida e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, além de dirigentes de associações, cooperativas e sindicatos rurais, lideranças comunitárias e vereadores do município.

Seagri_peixe_mar_int

“Sentimos uma alegria muito grande em beneficiar todas essas famílias por meio da parceria que mantemos com a Secretaria de Agricultura. Não vamos parar por aqui e, nos próximos meses, queremos entregar mais alevinos e promover mais melhorias nas condições de vida do agricultor familiar da nossa cidade”, disse a prefeita Juliana Almeida.

O secretário Álvaro Vasconcelos lembrou ainda da importância da distribuição de alevinos para a economia alagoana.

“Essa ação incentiva a aquicultura e a piscicultura no Estado, transformando-as em uma atividade rentável para milhares de famílias de pequenos agricultores. Isso promove a circulação de renda nos municípios, aquecendo o comércio. Na etapa final, a Seagri promove também as feiras, como a Feira do Peixe Vivo, onde as famílias beneficiadas são incentivadas a participar para comercializar esse pescado”, disse Vasconcelos.

Na Semana Santa, em março, a Seagri realizou a primeira edição da Feira do Peixe Vivo em 2016. Foram comercializadas 12 toneladas de 25 variedades de pescado, movimentando cerca de R$ 400 mil. A segunda edição da feira este ano está prevista para o mês de setembro.

Petronio Viana – Agência Alagoas