5 DAS ATRAÇÕES MAIS BIZARRAS DO MUNDO DO CIRCO

circo já foi considerado por muitos o maior espetáculo da terra. Isso foi em uma época em que os avanços tecnológicos davam os seus primeiros passos. Hoje é difícil para a nova geração entender que os circos já foram uma opção de diversão e entretenimento para a família.

Era comum o uso de animais selvagens nos espetáculos circenses sem nenhuma fiscalização, não sendo raro estes animais sofrerem maus tratos. Além disso, os circos costumavam contratar para os seus shows pessoas com algum tipo de síndrome ou deficiência. Eram as chamadas “aberrações”.

Como os humanos são atraídos por coisas bizarras e esquisitas, esses espetáculos eram grandes sucessos.

Conheça 5 das mais bizarras atrações de circo:

1 – A MENOR PESSOA QUE JÁ VIVEU

lucia-zarate

Nascida com ananismo primordial microcefálico, a mexicana Lucia Zarate, tinha uma estatura muito abaixo do normal. Aos 17 anos, ela pesava pouco mais de 2 quilos.

Ela teve seu desenvolvimento pleno de estatura com a idade de um ano. A partir daí não cresceu mais.

Em meados do século XIX, Lucia iniciou seus trabalhos em um número circense chamado de “Hermanas de hadas“.

Logo depois, ela se juntou ao irmão Joseph Flynn para fazer exibições internacionais. Ela se apresentava como a “maravilhosa anã mexicana”.

A pequena morreu em 1890 quando o trem do circo em que estava ficou preso na neve nas montanhas de Sierra Nevada. Ela morreu de hipotermia.

2 – MULHER BARBADA

annie-jones

Foram vários os circos do mundo que faturaram alto com a figura da mulher barbada. O fato de uma mulher ter barbas, bigodes e costeletas intrigava o grande público.

Mas, na verdade, essas mulheres são portadoras de uma doença chamada hirsutismo, que se caracteriza pelo desenvolvimento de pelos excessivos, em especial em áreas mais comuns no público masculino.

Uma das mais conhecidas foi a norte-americana, nascida em Virginia, Annie Jones, que aos cinco anos já tinha barba, costeletas e bigode.

A garota, que nasceu em 1865, chegou a ser sequestrada por um frenólogo, um estudioso que acredita que as características físicas estão ligadas às características mentas de um individuo.

Annie morreu em 1902 de tuberculose.

3 – O GAROTO-LAGOSTA

fred-wilson

Fred Wilson foi um norte-americano nascido em 1866. Ele era portador de uma condição rara chamada de ectrodactilia, uma deformidade onde o indivíduo afetado nascendo sem um ou mais dedos centrais.

Com isso, ele nasceu sem os dedos centrais das mãos e dos pés, o que fazia com que se assemelhassem a pinças de um crustáceo (lagostas, siris e caranguejos).

Wilson fez grande sucesso em apresentações de circo na época.

4 – A MULHER DE QUATRO PERNAS

josephene-myrtle-corbin

Josephene Myrtle Corbin era uma norte-americana que nasceu com uma rara anomalia, conhecida como síndrome da duplicação caudal. Com isso, ela tinha 4 pernas.

Essa síndrome ocorre quando a gestação seria de gêmeos, mas os óvulos fecundados não se separam de forma completa e acabam crescendo unidos.

Esse é um caso de um bebê dípigo, isto é, que possui o corpo completamente duplicado da cintura para baixo. Um par de pernas era de tamanho normal e as outras duas eram menores.

Com isso, além de quatro pernas, a menina possuía dois aparelhos reprodutores e excretores completamente desenvolvidos e independentes, além de duas pélvis.

Com sua anomalia, Josephine se transformou em celebridade e viajou por todo o país. Aos 24 anos, ela ganhava US$ 250 por semana pelas apresentações circenses que fazia, o que na época era uma alta quantia.

Josephine deu uma pausa em suas apresentações, casou e teve filhos. Com os filhos criados, voltou a se apresentar em Nova York, recebendo US$ 1800 mensais.

Ela morreu em 1928 aos 60 anos.

5 – O HOMEM DA PELE ELÁSTICA

felix-wehrle

O americano Felix Wehrle era portador de uma síndrome rara chamada Ehlers-Danlos. Esta síndrome se caracteriza por um distúrbio hereditário no tecido conjuntivo causado por um defeito na síntese de colágeno.

Com isso, a pele fica com uma aparência translucida e elástica, enquanto as articulações podem ser excessivamente flexíveis.

Felix soube tirar proveito da situação e fez muito sucesso com sua pele elástica.